Central de Atenção ao Discente
Conhecido como "Prédio do Relógio do Sol", as instalações atualmente ocupadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) foram originalmente projetadas pelo escritório do arquiteto paulista João Carlos Bross como o Monumento da Maioridade da UFRN. Sua execução celebrava os vinte e um anos da instituição (1958-1979). De acordo com o projeto arquitetônico original, a estrutura era composta por uma laje inclinada, quatro pilares de diferentes formatos e fechamento de vidro. Essas superfícies seriam aproveitadas como elementos de valor simbólico do projeto. Cada pilar revestido por um material diferente – rocha granítica de dimensões variáveis, tijolo de barro, chapa metálica e concreto aparente – representava os materiais até então utilizados nas edificações da UFRN. Internamente a história da instituição seria exposta e realçada por efeitos de iluminação natural proporcionados por rasgos que lembram um sol, presentes na cobertura inclinada.
A execução deste monumento, contudo, não foi concluída para seu propósito inicial. Em 1994, a pedido da administração da UFRN, a estrutura existente foi reformada a partir de um projeto do arquiteto potiguar Ubirajara Galvão, transformando o monumento em um espaço para abrigar o acervo de Anatomia Comparada do Centro de Biociências da UFRN. A edificação abrigou este uso até 2009, quando foi construído o prédio para o Museu de Ciências Morfológicas da UFRN próximo ano anel viário do Campus Universitário e o acervo de anatomia comparada foi transferido para o novo prédio e outros acervos da instituição.
Em 2010, por ocasião da realização da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFRN, o antigo Monumento da Maioridade – nesse momento já convertido em uma pequena edificação – passou por pequenas intervenções internas com o acréscimo de divisórias leves para funcionamento da Sede da Comissão executiva local do evento. Com o encerramento da SBPC, mais uma vez foram executadas pequenas reformas na edificação para funcionamento da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFRN, até a conclusão da obra da nova ala no prédio da Reitoria, para onde a SRI foi transferida. Somente em 2013, novamente após pequenas reformas no espaço interno, o antigo monumento foi ocupado pelo seu uso atual, a CADIS (Central de atenção ao discente), vinculada à PROAE.
Não se sabe ao certo quando o monumento/ edificação passou a ser chamado de “Prédio do Relógio do Sol”, mas ainda hoje essa é uma referência utilizada pela comunidade universitária para designar a pequena construção, embora nunca tenha sido este seu propósito. Talvez uma derivação da sua intenção inicial – ser um monumento – e outros elementos de associação mais direta a um relógio solar, como a cobertura inclinada e as claraboias em uma composição que remete ao sol, tenham sido os maiores responsáveis por consolidar a ideia de que a construção alguma vez tenha funcionado como um relógio do sol.
FONTES/ REFERÊNCIAS
Acervo da Superintendência de Infraestrutura da UFRN.
COMO CITAR
DANTAS, Petterson Michel. Memória: Central de atenção ao discente. Campus Virtual UFRN. Natal, 2017. Disponível em: <http://campusvirtual.ufrn.br/memoria/detalhes/7>. Acesso em XX de XX.